quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Realmente obras...

Existem filmes e existem filmes. Simplesmente obras que tem o poder de mudar realmente a tua percepção da vida e principalmente da arte. Apesar do meu projeto de pesquisa ser nessa área, meu foco principal é o ensino, este me serviu para abrir os olhos para um lado dos filmes que jamais antes havia enxergado.

Não sou nada perto de uma especialista, mas creio que minha construção crítica de cinema está se formando. Nesse processo passei por experiências com obras, clássicos ou não, que realmente mudaram minha vida.

Começo com:

Don Juan De Marco

Não posso dizer que esse filme mudou alguma concepção sobre algo, ele essencialmente me fez ter alguma concepção sobre tudo que se envolve em uma obra cinematográfica. Antes disso, eu apenas assistia, ria, chorava, sentia medo, mas jamais me envolvia. O filme acabava e minha emoção acabava com ele.

Don Juan De Marco com "Have you ever really loved a woman" me fez sentir a música incluída na cena, como se quando eu fechasse os olhos as cenas se seguissem automaticamente na minha mente.

Pela primeira vez um roteiro imprevisível, sem muita lógica, uma mescla de fantasia e realidade, chamou minha atenção. Juntamente com um Johnny Deep que me fez esquecer oEdward mãos de tesoura, um Marlon Brando que me fez rever meu conceito sobre galãs!

Ria quem quiser, mas não perdi a oportunidade de tê-lo em VHS, guardadinho, como relíquia. Um dia olharei aquela fita velha e lembrarei como meu primeiro filme de todos os outros que viriam.

Nenhum comentário: